Todos os dias com você!

|54| 3221.0044

Pudim de Leite Condensado

Certamente a receita mais clássica de qualquer evento em família, esse pudim de leite condensado é delicioso e super cremoso. Neste post você vai aprender não só a receita como também vai conferir dicas para deixar a sua sobremesa perfeita! Vem conferir.

Pudim de leite condensado - foto: naminhapanela
Aprenda a melhor receita de pudim de todos os tempos!

Pudim lisinho e cremoso

Se você é do time que ama pudim bem lisinho e sem furos, essa receita é para você!

Na verdade, caso não saiba, essa é a forma correta de servir a sobremesa, já que os furinhos que o pudim faz são decorrência de um problema no preparo e cozimento do doce. Certamente também fica uma delícia, mas de fato a textura lisa é a forma correta de servir o seu pudim.

Além disso, essa receita fica leve, doce na medida certa e extremamente cremosa. Vai ser bem difícil querer fazer outra sobremesa depois de testar essa delícia!

Como fazer a calda do pudim

Para começar, vamos te ensinar como fazer a calda do pudim.

Na verdade, existem 2 técnicas que você pode usar como base, em uma delas, você vai misturar o açúcar e a água e em fogo baixo deixará reduzir até chegar na textura e cor correta. Na outra técnica, e é a que mais gosto e irei ensinar aqui, você carameliza o açúcar e adiciona água para finalizar no ponto certo.

Dessa forma, vem anotar o que você vai precisar:

  • 1 xícara de açúcar branco
  • 1/2 xícara de água filtrada e morna

Para começar, leve o açúcar ao fogo em uma panela de fundo mais grosso. Em fogo baixo, deixe o açúcar derreter e começar a caramelizar.

Logo após, com muito cuidado porque pode espirrar, adicione a água morna e deixe ferver até formar uma calda mais grossinha. Assim que tirar do fogo, derrame sua calda na forma do pudim, espalhando a mesma pelas laterais. Deixe esfriar um pouco antes de adicionar a sua massa.

DICA IMPORTANTE: Muito cuidado na hora de preparar sua calda. O açúcar queimado atinge altíssimas temperaturas.

Pudim de leite condensado - foto: naminhapanela

Como fazer o pudim de leite condensado perfeito

Como falei anteriormente, o pudim tecnicamente perfeito é assim: lisinho e super cremoso! E para preparar o seu doce sem erros, nós temos algumas dicas que vão te ajudar, como por exemplo:

  • Deixe a “massa” descansar: após misturar o ingredientes, seja com um fouet (como nessa receita) seja no liquidificador, é essencial que você deixe a mistura descansar. Dessa maneira, as bolhas de ar formadas irão se dissipar, deixar seu creme mais liso;
  • Passe pela peneira: depois desse tempo de descanso passe a mistura por uma peneira fina, para dessa maneira, eliminar completamente a espuma que irá se formar após a mistura;
  • A forma certa de levar para assar: para evitar a criação de furos na sua massa, é essencial que você asse em banho maria e o mais importante, que a água esteja em temperatura ambiente quando tiver contato com a sua forma. Dessa forma, a água irá esquentar somente ao ser colocada no forno;
  • Temperatura certa do forno: pudim é uma receita delicada, por isso, asse em temperatura de até 180º. Na verdade, se seu forno permitir uma temperatura menor, é até melhor;
  • Um pouco de paciência: para começar, seu pudim vai precisar de um bom tempo para assar. Geralmente esse tempo varia de 1h a 2h dependendo da temperatura do forno. Depois disso, você precisará de paciência para deixar esfriar. Primeiro deixe a temperatura abaixar bem antes de levar à geladeira e depois, deixe gelando por no mínimo 6h;
  • Como desenformar sem erros: importante, nada de tirar seu pudim da geladeira e tentar desenformar. A possibilidade de quebrar sua sobremesa é gigante! Leve sua forma direto a chama do fogão em fogo bem baixinho para deixar a calda derreter. Então, solte delicadamente a massa, e quando você conseguir ver seu pudim mexendo na forma, é hora de desenformar.

Receita pudim de leite condensado

Pudim de leite condensado - foto: naminhapanela
Textura super cremosa e bem lisinho, como deve ser, esse pudim é perfeito!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 450 ml de leite integral
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
  • 2 ovos inteiros
  • 4 gemas

Modo de preparo

Comece misturando o leite condensado com o leite e o extrato de baunilha até formar um líquido uniforme.

Logo após, bata os ovos e gemas com um fouet (ou batedor de ovos) até que também fique uniforme.

Em seguida, vá misturando a mistura de leite aos ovos sempre mexendo.

Deixe a mistura descansar por alguns minutos e antes de adicionar à forma já com a calda, passa em uma peneira bem fina.

Leve para assar, em banho maria, em temperatura de 150º a 180º com a forma coberta com papel alumínio por aproximadamente 1h30 ou até que a massa esteja bem firme.

Siga as dicas acima para desenformar seu pudim com perfeição.

Pudim de leite condensado - foto: naminhapanela
Certamente você vai se apaixonar na 1ª colherada.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

INSPIRE-SE MAIS