Todos os dias com você!

|54| 3221.0044

Café Turco!

O preparo do café turco

O ritual de preparar o café “à moda turca” foi reconhecido pela UNESCO em 2013 como patrimônio imaterial da humanidade. Há diversas variações dele e vou contar um pouco sobre a mais tradicional: o café preparado na areia quente.

O café utilizado para o preparo deve ter uma moagem muito fina, e o que experimentei estava super fresco com notas aromáticas de avelã. O pó é misturado com água fria e um pouco de açúcar em uma espécie de bule de cobre martelado, chamado cezve ou ibrik. Depois o bule é colocado sobre uma cama de areia, dentro de uma máquina elétrica que aquece a areia muito rapidamente, levando o café à fervura.

A proporção é uma colher pequena de pó para uma xícara pequena, o café fica extremamente encorpado. É necessário deixar o pó decantar no fundo da xícara antes de beber. O resultado é um café um pouco mais forte que um expresso italiano.

A tradição da leitura da borra de café

Após tomar o café, a xícara é virada sobre um pires para que a borra escorra e forme os desenhos. Segundo a tradição turca, cada desenho é um símbolo, então a leitura é feita com base nos conjuntos de símbolos. Isso requer prática e capacidade imaginativa de quem está lendo.

A arte de ler o futuro na borra do café se chama Cafeomancia. Acreditando ou não na leitura, temos que admitir que ela foi muito importante durante a história recente da humanidade. Muitos velejadores usavam o resultado da leitura como guia para a descoberta de novos territórios. Já imaginou o quanto isso pode ter impactado o rumo da história?

 

Como preparar café turco em casa

Os métodos mais utilizados para preparar o café em casa no brasil são o coado, a cafeteira italiana e a prensa francesa. Mas porque não inovar e se divertir com a leitura da borra?

Mesmo que você não tenha todos os utensílios, você pode preparar o café turco em casa. A receita é simples: uma colher de café (medida) de pó de café para casa 50 ml de água. Normalmente, é adicionada meia colher de açúcar para cada xícara nessa mesma mistura, mas é opcional. É possível também adicionar especiarias como canela, anis e cardamomo, vale a pena soltar a imaginação e testar possibilidades.

Se você quer tentar ler a borra, existem livros que explicam a simbologia dos desenhos que ficam na xícara. Antes saiba que é muito importante utilizar uma xícara que seja branca internamente para que seja possível fazer a leitura.

Fonte: www.puxeumacadeira.com.br

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

INSPIRE-SE MAIS