Todos os dias com você!

|54| 3221.0044

Cervejarias e a Serra Gaúcha

Caxias do Sul é a terceira cidade com mais cervejarias no país!

Região tradicionalmente conhecida pela produção de vinhos, a Serra agora começa a se consolidar também como um dos principais polos cervejeiros do Brasil. E Caxias do Sul aparece como uma das protagonistas neste segmento. O município atualmente possui 16 cervejarias, segundo levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, com mais de . É a terceira cidade com mais fábricas de cerveja do país, ficando atrás apenas de Porto Alegre e da mineira Nova Lima. 

Os negócios caxienses no setor possuem um perfil parecido. As fabricantes são de pequeno porte, com produção média de 8 mil a 10 mil litros mensais de cervejas especiais, popularmente conhecidas como artesanais. A maioria surgiu depois de 2010, junto ao movimento de expansão acelerada do mercado cervejeiro em todo o país. Somente no ano passado foram abertas 210 novas fábricas no Brasil, chegando ao total de 889 empresas. Entre os Estados, o líder é o Rio Grande do Sul, com 186 companhias.

A consolidação de Caxias como um polo do setor, porém, ocorreu de maneira natural, já que não houve nenhuma ação orquestrada entre empreendedores da cidade. No entanto, o sócio da cervejaria La Birra Guilherme Alberton vê alguns aspectos que ajudam a compreender por que a cidade tem posição de destaque na produção da bebida. 

– A cidade sempre teve uma pegada empreendedora, de criar coisas. E o poder de consumo do caxiense é mais elevado, o que o levou a ter uma cultura de consumir produtos mais artesanais – destaca Alberton.  

Ao todo, Caxias fabrica entre 160 mil e 200 mil litros de cervejas especiais por mês, de acordo com estimativa da Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva). Pelas contas da entidade, o número de negócios registrados na cidade até supera o do Ministério da Agricultura. Seriam 24 empresas ativas no momento.

Fundada no ano passado, a associação pretende trabalhar ações conjuntas entre as empresas da região. Entre as metas está a criação de um selo que identifique as marcas serranas e a consolidação de uma rota turística incluindo as fábricas. Nos 22 municípios da área de abrangência da Aprocerva, Ferreira calcula que existem mais de 50 cervejarias ativas. 

Neste sentido, os empresários do ramo lembram que somente 1% da cerveja consumida no Brasil é especial e, por isso, há espaço para crescimento. Em alguns países europeus e nos Estados Unidos, esse nicho já representa de 12% a 15% do mercado. 

Cervejarias por cidade 

Porto Alegre (RS) – 35
Nova Lima (MG) – 19
Caxias do Sul (RS) – 16
Curitiba (PR) – 14
Nova Friburgo (RJ) – 10
Sorocaba (SP) – 10
Juiz de Fora (MG) – 9
Petrópolis (RJ) – 9
São Paulo (SP) – 9
Belo Horizonte (MG) – 8 

Fonte: Ministério da Agricultura

Uma cervejaria para cada 27 mil habitantes 

Levando em consideração os dados do último Censo realizado pelo IBGE, em 2010, Caxias do Sul possui uma cervejaria para cada 27 mil habitantes. E a variedade de cervejas feitas na cidade é cada vez mais ampla. Somente no ano passado, Caxias foi a quarta cidade do país que mais registrou produtos no país, conforme o Ministério da Agricultura. Ao todo, foram 193 rótulos no período. 

Fonte: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2019/02/caxias-do-sul-e-a-terceira-cidade-com-mais-cervejarias-no-pais-10696678.html

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

INSPIRE-SE MAIS