Todos os dias com você!

|54| 3221.0044

Sorvete de chocolate super fácil

Com toda a certeza você ama sorvete de chocolate não é mesmo? E se for uma receita com poucos ingredientes, fácil de fazer e deliciosa? Certamente vai ficar ainda melhor.

Receita de Sorvete de chocolate
Feito de chocolate belga e com textura levemente crocante, esse sorvete é super fácil de fazer.

Então, vem conferir como fazer!

Sorvete Caseiro

É provável que você possa imaginar que fazer sorvete em casa pode ser algo trabalhoso, mas eu te garanto não é!

Eu amo fazer sorvete caseiro e certamente, todas as vezes que faço, arranco inúmeros elogios de quem experimenta.

Claro que há versões mais trabalhosas, algumas exigem até uma máquina própria para o preparo da massa, mas eu garanto que com essa receita você não só vai ter uma sobremesa deliciosa como também pode variar nos sabores.

Por exemplo, além de alterar os tipos de chocolate, você pode incluir granulado, creme de avelã e até mesmo nuts picadas.

Escolhendo o chocolate para o sorvete

Certamente esse é o ingrediente que mais vai fazer diferença no resultado final do seu sorvete. Quanto maior a qualidade do chocolate, mais gostoso o seu sorvete vai ficar.

Nessa receita optamos por um chocolate belga com 50% de cacau, dessa maneira o resultado foi uma sobremesa com sabor intenso e sem ser extremamente adocicada. Além disso, o chocolate belga é de extrema qualidade e com um sabor diferenciado.

Se você prefere sabores menos intensos, é possível usar a versão ao leite do chocolate. Possivelmente ficará um pouco mais doce, mas ainda assim uma delícia.

Uma dica super importante: nunca escolha chocolates fracionados para fazer essa receita, isso porque eles possuem mais gordura na sua composição e trarão um sabor não muito agradável ao seu sorvete.

Receita de Sorvete de chocolate
Os ramequins para sorvete vão deixar sua sobremesa ainda mais deliciosa.

Dicas na hora do preparo do sorvete de chocolate

De fato, essa é uma receita fácil, mas com as nossas dicas, vai certamente vai acertar de primeira:

  • Utilize o creme de leite certo: esqueça a versão em caixinha ou lata, aqui você precisa do creme de leite fresco para conseguir chegar na textura que precisa. Você pode utilizar chantilly pronto que acha no mercado, mas lembre que geralmente eles são adoçados e isso vai interferir no sabor final do seu sorvete;
  • Siga o passo a passo: para o resultado final ser perfeito, é muito importante você seguir o passo a passo, respeitando o resfriamento da calda de chocolate, por exemplo. Isso irá influenciar no resultado final.
  • O ponto certo para servir: se o seu congelador tem uma área menos gelada, te aconselho a deixar seu sorvete nesse local, isso porque ele chegará no ponto certo para servir com mais facilidade. Caso não haja essa possibilidade, retire o sorvete do congelador alguns minutos antes de servir e deixe na geladeira, dessa maneira ele ficará bem cremoso.
Receita de Sorvete de chocolate
As colheres usadas são do Faqueiro Bossa e trazem uma leveza para a sua mesa.

Receita de sorvete de chocolate belga

Ingredientes

  • 250g de chocolate belga – usamos o 50%
  • 1 litro de creme de leite fresco
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 xícara de água morna

Modo de preparo

Comece fervendo 1 xícara de creme de leite fresco. Quando o mesmo começar a borbulhar, retire do fogo, adicione 200g de chocolate e misture bem até o mesmo derreter.

Logo após, misture o cacau em pó à água morna até formar uma calda.

Em seguida, misture o chocolate derretido, a calda de cacau e o leite condensado. Deixe esfriar bem.

Enquanto isso, bata o restante do creme de leite até o mesmo estar bem firme (o ponto correto é ele ficar em um ponto parecido com esse).

Finalize misturando delicadamente o creme de leite batido, com o creme de chocolate até estarem bem incorporados. Por último, adicione o restante do chocolate ralado para dar um toque levemente crocante.

Leve ao congelador até que esteja bem firme.

Como fazer uma calda perfeita

Receita de Sorvete de chocolate
A calda forma uma casquinha crocante e deixa seu sorvete ainda mais gostoso.

E que tal fazer aquela calda que quando encosta no sorvete fica crocante? Além de ser super fácil de fazer, deixa a sua sobremesa ainda mais gostosa. E o melhor, só precisa de 2 ingredientes, anota aí:

  • 1 xícara de chocolate belga
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Comece derretendo o chocolate (em banho maria ou no microondas), adicione então o óleo de coco e misture bem. Deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.

Importante: você pode armazenar sua calda na geladeira, mas é importante aquece-la em banho maria ou por alguns segundos no microondas antes de usar novamente, já que você vai precisar que ela volte ao estado líquido.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

INSPIRE-SE MAIS